terça-feira, dezembro 05, 2006

Férias Maragogi - Brasil

Férias Maragogi - BrasilMaragogi - Brasil

Situada a 128 km de Maceió no Brasil, Maragogi é um pequeno vilarejo que vive basicamente da pesca e turismo. Chegando a cidade, parece que paramos no tempo, um povo muito simpático e as melhores piscinas naturais do Brasil que garante a cidade o título de segundo pólo turístico do estado de Alagoas.

As praias da região são cercadas de coqueiros. Aliás, uma das coisas que mais impressiona nesta parte do litoral de Alagoas é a quantidade de coqueiros: olhando para esquerda, para trás, para frente lá estão eles, beirando toda a costa e a estrada. As praias tem areias duras e batidas, sendo as águas azuis e sempre quentinhas, sendo assim possível trechos andar 100 metros com água na cintura.

Falar em Maragogi é falar nas piscinas naturais, que lá são conhecidas com Galés. Trata-se de um paraíso quase perdido a 6km da costa formado por uma série de recifes e corais que na maré baixa proporcionam um visual deslumbrante.

O acesso é feito por catamarães (R$ 15,00 por pessoa) ou lanchas que podem ser alugadas no próprio vilarejo. A horário de formação das piscinas varia de acordo com a maré, mas geralmente o melhor e ir de manhã bem cedo. Após o percurso de barco chegamos a um paraíso no meio do oceano: as águas são cristalinas, a areia branquinha, formada de cascalho dos corais e no fundo centenas de peixinhos coloridos nadam ao seu lado: você pode dar comida na boca deles ou simplesmente observá-los com máscaras e snorkel fornecidos pelo pessoal que organiza os passeios.

O que difere as Galés de Maragogi das demais piscinas naturais do Nordeste brasileiro é exatamente o tamanho. A área é enorme e a profundidade média é de apenas 1 metro, ou seja dá até ficar andando, como se estivesse em uma piscina, só que à kilometros da costa. Daria para passar horas nadando naquelas piscinas e curtindo o sol do nordeste.

Outro passeio na região é visitar um verdadeiro engenho de açúcar do tempo em que a produção de cana era a principal atividade do estado. Cenário da novela "A Indomada", o Engenho Marrecas de São Gonçalo fica a 15 minutos da cidade é aberto a visitação.

Dicas sobre Maragogi - brasil:

Melhor época - faz sol o ano todo. No verão é quando às águas estão mais cristalinas.

Quanto tempo ficar - Se for só para fazer o passeio às Galés, (que já vale uma viagem inteira ao nordeste) um dia basta. Para conhecer melhor, praticar windsurf, voar de ultra-leve, ou simplesmente relaxar e se desligar do mundo, vale a pena ficar mais.

O que fazer - passeios às galés, curtir a praia, passear de ultra-leve e provar os sequilhos (bolo de goma) na praia de São Bento onde há uma fábrica e várias casas que vendem o produto que é feito à base de maizena, acúçar, ovos, leite de coco e manteiga.

Como ir - A cidade fica praticamente a mesma distância tanto de Maceió, quanto de Recife (cerca de 2 horas de carro). É preciso acordar cedo para chegar no horário da maré baixa. Se estiver de carro e não quiser acordar tão cedo, pode dormir uma noite em Maragogi. O melhor hotel da região é o resort 5 estrelas Salinas de Maragogi. Se não for este o seu espírito, tente pousadinhas na cidade, como a Olho d'agua (82/296-1262). A pousada é bem simples, no meio do vilarejo e parece um cenário de novela. O café da manhã típico da região completa a diária. Outra opção um pouco mais afastada da cidade porém mais confortável e cercada de coqueiros, é a Pousada Paraíso dos Coqueirais (82/297-1125). Os hotéis oferecem também serviço de traslado a partir de Maceió com preços em torno de R$ 90,00 por pessoa.

Serviço - Associação dos Hotéis de Maragogi e Jarapatinga - Tel. (82) 296-8144

Fonte : Férias Brasil


Tags : , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sem comentários:

Viagens