quinta-feira, novembro 02, 2006

Turismo

Turismo

Categorias Turismo

Turismo receptivo
Quando não-residentes são recebidos por um país de destino, do ponto de vista desse destino.
Turismo emissivo
Quando residentes viajam a outro país, do ponto de vista do país de origem.
Turismo doméstico
Quando residentes de dado país viajam dentro dos limites do mesmo.

O turismo receptivo é o conjunto de bens, serviços, infra-estrutura, atrativos, etc, pronto a atender as expectativas dos indivíduos que adquiriram o produto turístico.

Trata-se do inverso do turismo emissivo. Corresponde à oferta turística, já que se trata da localidade receptora e seus respectivos atrativos, bens e serviços a serem oferecidos aos turistas lá presentes.

O turismo receptivo

O turismo receptivo, para se organizar de modo que seja bem estruturado, deve ter o apoio de três elementos essenciais para que esse planejamento seja executado com sucesso. São eles:

Envolvimento da comunidade local.

A partir da inter-relação desses elementos é que pode nascer um centro receptor competitivo, lembrando que eles são apenas os essenciais, mas não os diferenciais, uma vez que é o diferencial que fará com que o turista se desloque até esse possível centro.

Nesse centro receptor, além de haver esses três elementos de fundamental importância para a formação do produto turístico, também devem haver outros que devem estar presentes na localidade.

Alguns deles: Atrativos naturais e histórico/culturais; acessos; marketing; infraestrutura básica e complementar; condições de vida da população local; posicionamento geográfico; entre outros.

Ciência do Turismo

O Turismo é considerado um ramo das ciências sociais e não das ciências econômicas. Embora razões econômicas possam motivar o movimento que constitui o Turismo, este transcende as esferas das meras relações da balança comercial.

Tags :, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Blogalaxia Tags:

Sem comentários:

Viagens