domingo, novembro 11, 2007

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é uma das ultimas maravilhas da natureza, situado no ao largo do nordeste Brasileiro a 200 Km da costa no meio de Atlântico encerra em si a maravilhosa beleza daquilo que a natureza pode produzir.

Os Golfinhos, os corais , espécies de peixe únicas são exemplos da sua biodiversidade quer em termos de fauna quer na flora do Arquipélago.

Assim ficam algumas dicas e informações sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha

Clima
O clima da ilha Fernando de Noronha é tropical com duas estações bem definidas: a seca, que vai de Agosto a Janeiro, e a chuvosa, que vai de Fevereiro a Julho. A temperatura média anual é de 26ºC. Os meses mais secos são melhores para as caminhadas.
Para quem vai mergulhar, Outubro é o mês ideal, pois as águas do mar estão mais limpas e calmas. Em Dezembro e Janeiro as ondas estão mais altas, por isso é a época preferida pelos surfistas.

Vegetação
A vegetação do arquipélago Fernando de Noronha é basicamente arbustiva. A fauna marinha é uma das mais ricas do país. São quinze espécies de corais, golfinhos, tubarões, arraias, tartarugas, moreias, esponjas, algas e grande quantidade de peixes ornamentais

Relevo
As formações presentes na ilha Fernando de Noronha são resultado do processo vulcânico moderno. Existem diversas ilhas do arquipélago Fernando de Noronha que mais parecem grandes rochedos são o topo da Dorsal Mediana do Atlântico, uma grande cadeia de montanhas submersas. Seu solo pedregoso e pouco profundo foi formado pelo derrame de lavas basálticas e rochas magnéticas.

História e Cultura
Devido à sua localização, Fernando de Noronha foi uma das primeiras terras localizadas no Novo Mundo. Em 1503, Américo Vespúcio chegou à ilha de Fernando de Noronha numa expedição financiada pelo fidalgo português Fernão de Noronha, que acabou dando origem ao nome da ilha. Suas terras foram disputadas por holandeses, franceses e portugueses. Até 1938 funcionou como colónia de presídio comum e depois como presídio político. Tornou-se Território Federal em 1942. Em 1988 foi anexada ao estado de Pernambuco.

Hospedagem
Existem aproximadamente 100 pousadas na ilha de Fernando de Noronha. As acomodações são rústicas e a infra-estrutura, satisfatória. Para saber mais sobre as pousadas de Fernando de Noronha contacte o serviço da Associação das Hospedarias Domiciliares

Alimentação
O marisco e peixe são, sem sombra de dúvida, os pratos típicos de Fernando de Noronha. Quase todos os restaurantes os oferecem.

Actividades de Aventura
- Mergulho
- Surf
- Trekking
- Trilhas
- Passeios a cavalo

Actividade Nocturna
À noite em Fernando de Noronha, a principal atracção são as palestras sobre a fauna marinha do arquipélago. Elas são realizadas na sede do projecto Tamar por volta das nove horas.

Como chegar a Fernando de Noronha

Diariamente saem voos de Recife e Natal para Fernando de Noronha. Também é possível ir de barco: de Pernambuco são dois dias e de Natal um dia e meio de viagem.

Sem comentários:

Viagens