domingo, julho 16, 2006

Viagens Brasil Nordeste - Jericoacoara

Viagens Brasil Nordeste - Jericoacoara Jericoacoara é uma área de proteção ambiental desde 1984. Localizada no estado do Ceará, fica a cerca de 300 km oeste de Fortaleza. Até 1985 era apenas uma pequena aldeia de pescadores, perdida entre dunas imensas e isolada do resto do mundo.

Até que o turismo a descobriu, e a fama de Jericoacoara não conheceu fronteiras. Já foi matéria de vários programas de televisão, e publicações importantes no mundo inteiro. O jornal americano "Washington Post Magazine" a escolheu como uma das dez mais belas praias do planeta em 1994.

Jericoacoara também foi cenário do longametragem "A Ostra e o Vento". Não existem estradas de acesso nos últimos 15 km (a construção de estradas dentro da APA é proibida por lei), portanto você precisa de um veículo 4x4 para chegar lá. Até o início de 1998 a energia elétrica vinha de geradores. Hoje, existe uma rede elétrica subterrânea, que alimenta apenas as casas, sem postes de iluminação, para preservar a iluminação "natural" proveniente da lua e das estrelas.

O que faz Jericoacoara tão especial? Jericoacoara não tem uma razão única para ser considerada um paraíso. Jericoacoara é um conjunto de belezas variadas, de cenários diferentes reunidos em um único local, e de sensações variadas também: o contato com a natureza é extremamente intenso, a sensação de liberdade que o local transmite, onde tudo é muito grande, amplo, e nenhum tipo de comportamento é reprimido. Outra sensação que Jericoacoara transmite, através do contato com seus moradores, é de como a vida não precisa ser complicada para ter qualidade: sem trânsito, sem senhas de cartões bancários, sem horários. Preservando a natureza e extraindo dela seu próprio sustento.

A área protegida é de aproximadamente 200 km2, tendo como limite leste a praia do Preá, e como limite oeste a vila do Guriú. Os limites da APA se estendem até cerca de 10 km de distância do litoral, e nela estão incluídos os mais diversos cenários: dunas móveis gigantescas, lagoas de água cristalina, manguezais, coqueirais, praias de enseada com mar calmo, praias de oceano com ondas, praias rochosas, cavernas... Dentro dos limites da APA não é permitido: a construção de estradas, a caça, a pesca predatória, qualquer tipo de poluição.

Novas construções somente são permitidas dentro do vilarejo, que ocupa apenas 1 km2 da APA e devem obedecer a diversas restrições: manter o padrão arquitetônico existente, ocupar no máximo 50% do terreno e ter no máximo 250 m2, ter apenas um pavimento de até 4 m de altura, etc.

A construção de novas pousadas e hotéis está proibida desde 1992, pela Instrução Normativa No 4 do IBAMA. Está em construção em Jericoacoara uma usina de reciclagem de lixo, para resolver o problema do lixo produzido pelo aumento do uso de produtos industrializados (embalagens de plástico, alumínio, papelão, lata, vidro), conseqüência do aumento do turismo no local.

O que há para se fazer e o que deve ser conhecido em Jericoacoara? Existem inúmeras atividades a serem feitas em Jericoacoara, para satisfazer a todos os gostos: desde tranqüilas caminhadas e passeios de cavalo até esportes radicais, como o windsurf ou o sandboard. Existem incontáveis pontos de interesse turístico, com cenários tão diferentes entre si, que as vezes é difícil acreditar que estejam tão próximos. Para maiores informações sobre o que conhecer e o que fazer em Jericoacoara, consulte as seções atrações e atividades desta página.

Afinal, o que significa o nome "Jericoacoara"? Apesar das diversas versões existentes para a origem do nome "Jericoacoara", a mais provável é que seja indígena, derivando do tupi-guarani: yuruco(buraco) + cuara(tartaruga), ou seja, "buraco das tartarugas", numa referência ao fato de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre desova de tartarugas marinhas. Alguns pescadores antigos alegam entretanto que o nome vem do formato do "Serrote" (pequena serra ao lado da vila, onde está situado o farol de Jericoacoara), que visto de alto mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, mudando, com o passar do tempo, para Jericoacoara.

O que esperar de Jericoacoara? Se você é mais chegado a lugares desenvolvidos, dotados de conforto e infra-estrutura, de fácil acesso e com os serviços habituais existentes na maioria dos locais de interesse turístico, então Jericoacoara não é a sua praia. Até alguns anos atrás, não haviam pousadas, restaurantes, bares e lojas. As diversas restrições impostas pelo IBAMA para novas contruções conseguiram preservar muitas características originais do vilarejo. Em Jericoacoara você não vai encontrar luxo nem requinte, mas já existem algumas pousadas capazes de lhe oferecer um local limpo e aconchegante para dormir, além de alguns restaurantes de comida saborosa. Também não vai encontrar agência bancária nem máquinas de para saques com cartões. A Pousada Casa do Turismo é o único lugar que aceita todos os cartões. Portanto venha prevenido com cheque e dinheiro. Agora, se você está mais preocupado em conhecer um local belíssimo, onde o contato com a natureza é intenso, e a beleza das paisagens impressiona, então esse é o seu paraíso. Reserve mais dias do que imagina serem necessários para conhecer Jericoacoara: a grande maioria dos visitantes acaba adiando a data da volta, seja porque percebem que ainda há muito para ser conhecido, ou porque resolvem desfrutar mais desse lugar tão único e inesquecível.

mais informações consulte o site

Sem comentários:

Viagens