quarta-feira, junho 28, 2006

Dicas Portugal - oporto wine - Vinho do Porto

O Vinho do Porto é indiscutivelmente o mais conhecido e apreciado de todos os vinhos. É degustado principalmente como aperitivo e, por suas propriedades digestivas, também após as refeições. Porém faz bonito também na panela, existem inúmeras receitas portuguesas que utilizam a bebida a fim de ressaltar o sabor de carnes, aves, peixes e grãos.

Produzido no Douro, primeira região demarcada de vinhos do mundo, é um "fortificado", devido a adição de aguardente vínica. Isso faz com que, obviamente, o teor alcoólico seja mais alto (entre 18º e 20º), além de torná-lo mais doce, já que metade do açúcar não chegou a ser transformada em álcool, pois a aguardente interrompe o processo de fermentação.

Alto teor alcoólico, doce e licoroso, essas são as características mais populares do Porto, porém são nove os estilos diferentes para a sofisticada bebida. No que diz respeito ao paladar, é possível encontrar de extra-secos aos muitos doces, quanto ao tipo, existem os brancos e tintos, estes ainda podem ser retintos, rubis, aloirados e aloirados-claros. O envelhecimento desse tipo de vinho pode-se dar de duas formas: em casco de madeira ou em garrafas.

Destacamos o Porto Taylor´s Vintage 1994, considerado em 1997 o melhor vinho do ano pela Wine Spectator, revista especializada americana.

Sem comentários:

Viagens