quarta-feira, junho 14, 2006

Viagens Algarve - Alvor - Portugal

Apartamentos Algarve - AlvorA 8 quilómetros de Portimão, Alvor foi um importante porto enquanto sob jungo dos mouros. Originalmente criado pelos cartagineses, em cerca de 436 dC, foi atacada e pilhada pelos cruzados cristãos em 1189, ao mesmo tempo que foram tomados Silves e Porimão. Aqui faleceu D. João II em 1495, após um tratamento nas termas de Monchique. Alvor teve um castelo, mas foi destruído aquando do terramoto de 1755.

Terra de tradição marítima e piscatória, de profundas crenças religiosas, assinaladas pela Igreja Matriz, donde se destaca o seu pórtico principal de grande riqueza decorativa, esteve desde sempre sujeita aos fortúnios da faina e infortúnios do mar. Hoje, paralelamente com a pesca de cariz artesanal, a restauração, o comércio e o turismo são as actividades económicas principais.

Alvor é muito conhecida pelas suas praias e pela sua aldeia piscatória junto à foz do rio.

O que ver
A própria vila vale por si mesma um passeio, com as suas ruas calcetadas e uma igreja do século XVI, com um magnífico portal Manuelino, com um arco redondo e motivos florais. A própria praia de Alvor oferece uma extensão de areias douradas até Porimão, e o seu local mais notável é a gruta da Praia dos Três Irmãos, escondida entre os magníficos penhascos de pedra vermelha. Mais para leste as grutas e cavernas em João de Areus ou a abrigada praia do Vau são locais a visitar.

Nos arredores: Visite a pequena vila de Abidaca, situada numa encosta, a este de Alvor, que guarda ainda vestígios da passagem dos romanos. A animada vida de Portimão encontra-se também muito próxima com inúmeros restaurantes e bares.

Sem comentários:

Viagens