segunda-feira, agosto 07, 2006

Viagens de Sonho - Maurícia

Maurícia
MauríciaViagens de Sonho - Maurícia

Em pleno oceano Índico, na costa africana oriental, fica um dos locais mais belos daquela zona, a ilha Maurícia.

Verdadeiro éden de praias magníficas de um mar quase irreal, oferece no seu interior uma variedade de colinas, plantações de cana-de-açúcar e chá, rios e cascatas.

A magia de um local único

Nascida de um vulcão, a ilha Maurícia fica situada ao largo da costa africana oriental, a 888 km de distância da vizinha Madagáscar.

Na Maurícia tudo é cheiro, gosto e simpatia: o cheiro da terra, o gosto único da saborosa comida e a amável simpatia transmitida pelos locais.

Detentora de 150 km de praia contornada por uma lindíssima barreira de coral, a ilha convida ao mais puro descanso.

Por montanhas e vales até ao mar

A maior cidade da Maurícia é ao mesmo tempo a sua capital, Port Louis. Situada no Noroeste da ilha, é ali que o seus passado, presente e futuro se juntam. Emoldurada pelas montanhas Moka, a cidade mostra vestígios de três séculos de presença estrangeira, presença essa que lhe moldou a arquitectura e a vivência, bem como os costumes dos seus habitantes. Como locais a visitar, Port-Louis sugere a Praça Sookdeo Bissoondoyal ou o Museu da Cidade. Mas para sentir o pulsar da capital, nada como deambular pelo mercado, em funcionamento desde o século XIX, revelando-se sem dúvida uma experiência diferente. A mistura de cheiros que envolve o local, muitos deles absolutamente misteriosos e que não conseguimos identificar, relembra-nos que estamos num lugar único onde o colorido dos produtos em venda encanta o mais desprevenido dos visitantes. Claro que os mais aventureiros podem sempre, além de ver e cheirar, experimentar comer algumas frutas, legumes ou comida cozinhada, que se encontram à venda nas inúmeras bancas!


Para os que optarem pelo Norte da ilha, têm a recebê-los um tempo glorioso, praias de perder de vista, além de lagoas que se descobrem ideais para a prática de inúmeros desportos aquáticos. A zona mais famosa é a Grande Baía.

Considerada a meca do turismo da Maurícia, congrega à sua volta algumas das mais famosas unidades hoteleiras, além de restaurantes com sabores provenientes dos quatro cantos do mundo. Vizinha desta, fica a baía das Tartarugas, que ganhou este nome graças aos grandes exemplares que por lá vivem. Mais para Este da ilha, a calma é rainha, pois o turismo não se verifica em tão grande escala como no distrito da Grande Baía. Também aqui se encontram belíssimas praias onde os ventos fortes proporcionam momentos únicos aos apreciadores da vela ou do windsurf.

Mas se o caso for de verdadeira paixão pela natureza e pelo verde, então nada como viajar até ao Sul, zona por muitos considerada como a mais bela, pois é possuidora de uma geografia espantosa. A vedeta ali não é a praia, mas antes os montes e montanhas repletos de verde, com os seus parques naturais onde são organizados passeios, observação de pássaros, entre outras actividades bastantes saudáveis.

Sem comentários:

Viagens