terça-feira, outubro 10, 2006

Beijing - Pequim

Beijing - Pequim Beijing - Pequim

Beijing - Pequim é a capital da República Popular da China, cujo nome significa Capital do Norte.

Durante séculos, Beijing - Pequim foi a maior cidade do mundo; hoje tem cerca de 10,3 milhões de habitantes.


Situada ao norte do país, Beijing - Pequim é famosa pela Cidade Proibida, o palácio dos imperadores chineses desde o século XV. Foi capital do Império Chinês de 1421 a 1911.

Sabe-se da existência de cidades na zona de Beijing - Pequim no ano 1000 a.C., e a capital do Estado de Yan, um dos poderes do Período dos Estados da Guerra foi erigida em Ji, perto da actual Beijing - Pequim , embora a sua localização exacta seja desconhecida. Foi abandonada no século VI.

Após a instauração da República da China em 1911, estabeleceu-se de novo a capital em Nanquim (Nanjing) e "Beijing" foi renomeada "Beiping". Durante a Segunda Guerra Chino-Japonesa, foi ocupada pelo Japão em 29 de Julho de 1937. Durante a ocupação, Beijing - Pequim foi a capital do comité executivo do norte da China, um estado marioneta que governou o norte da China ocupada. A ocupação durou até à rendição do Japão, em 15 de Agosto de 1945.

Em 31 de Janeiro de 1949, durante a Guerra Civil Chinesa, as forças comunistas entraram em Beijing - Pequim sem confrontos violentos. No dia 1 de Outubro, o Partido Comunista Chinês chefiado por Mao Tse Tung, anunciou em Tiananmen a criação da República Popular da China.

Depois das reformas económicas de Deng Xiaoping, a área urbana de Beijing - Pequim cresceu enormemente. A zona de Guomao trasnformou-se em grande área comercial, tal como Wangfujing e Xidan, enquanto que Zhongguancun se converteu no centro da indústria da electrónica chinesa.

Como capital da nação, Beijing - Pequim também sofreu agitação política nos últimos anos. Na Praça de Tiananmen (Praça da Paz Celestial) tiveram lugar os Protestos da Praça de Tiananmen em Maio e Junho de 1989, que terminaram em brutal repressão por parte do exército, sob ordem directa dos dirigentes comunistas: morreram milhares de estudantes, o que ainda é objecto de polémica e contestação internacional às liberdades políticas na mais populosa nação da Terra. A praça também foi lugar de apelos de praticantes de Falun Gong (uma prática de Qigong) para o fim da perseguição a eles.

Nos anos recentes, Beijing - Pequim esteve sempre com problemas sérios, tais como a congestão de tráfego (apesar da maioria dos pequineses usar a bicicleta como meio de transporte), a contaminação do ar, a destruição do património histórico e a chegada maciça de imigrantes de outras partes do país.

Beijing - Pequim, que perdeu a eleição para cidade olímpica de 2000 e de 2004, foi eleita para acolher os Jogos Olímpicos de 2008, cuja inauguração será no dia 8 de Agosto.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sem comentários:

Viagens