quarta-feira, outubro 11, 2006

Curitiba - Brasil

cidade de CuritibaCuritiba - Brasil

Curitiba é uma cidade brasileira, capital do estado do Paraná.

A cidade de Curitiba é especialmente conhecida por suas soluções urbanas inovadoras, como um sistema de transporte de massas integrado e que, conjuntamente com as vias regulares de trânsito, serve de indutor para o desenvolvimento urbanístico da cidade.

O sistema de ônibus de Curitiba é habitualmente conhecido por terminais de passageiros interligados por canaletas exclusivas para ônibus biarticulados e complementados com o pequenos aiutocarros e alimentadores diferenciados por cores.

Esse modelo tem inspirado experiências similares em cidades de diversos países e até gerou a instalação experimental de uma linha de pequenos aiutocarros em Nova Iorque, ligando a prefeitura da cidade ao World Trade Center, na Década de 1990.

Museus Curitiba

A cidade conta com diversos museus, entre eles: Museu Paranaense (história), Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Sacra, Museu do Expedicionário, Museu de Arte Contemporânea, Museu da Imagem e do Som, Museu Alfredo Andersen, Museu Metropolitano de Arte de Curitiba e Museu de História Natural.

Música Curitiba

O Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), criado em 2004, realiza a gestão da área musical da Fundação Cultural de Curitiba, sendo responsável pela adminstração dos seguintes corpos estáveis: Camerata Antiqua de Curitiba (coro e orquestra), Conservatório de Música Popular Brasileira, Orquestra à Base de Sopro, Orquestra à Base de Corda, Vocal Brasileirão e Coral Brasileirinho.

Clima Curitiba

O clima de Curitiba é subtropical húmido, sem estação seca, com verões suaves e invernos relativamente frios, pela classificação de Köppen. A proximidade do mar tem grande influência no clima local, sendo responsável por suavizar as ondas de frio do inverno e evitar dias de calor intenso no verão, além de tornar a cidade bastante húmida (praticamente todos os dias a umidade relativa alcança pelo menos 90% no periodo noturno).

A temperatura média anual é de 16,5°C, com amplitude térmica anual de aproximadamente 7°C, sendo 13,1°C a temperatura média no mês mais frio (julho) e 20,5°C no mês mais quente (fevereiro).

Curitiba tem a mais baixa temperatura média anual dentre as capitais brasileiras. Essa característica deve-se a altitude, que garante um clima mais frio que o das duas capitais de estado mais ao sul, Florianópolis (Santa Catarina) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul) ambas ao nível do mar.


fonte: wikipedia Curitiba

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sem comentários:

Viagens