terça-feira, setembro 26, 2006

Viagem Florianópolis - II

Viagem FlorianópolisViagem Florianópolis

Turismo Florianópolis

Dentre os atrativos turísticos da capital salientam-se, presentemente, além das praias, as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e o próprio centro histórico da cidade.

Entre os principais eventos de Florianópolis destacam-se:

Festa Nacional da Ostra - (FENAOSTRA)
Ironman - campeonato mundial de triatlo radical
Futurecom - Feira Internacional Telecom e TI

Praça XV de Novembro em Florianópolis

A Praça XV de Novembro é o maior ponto de convergência da cidade. Destaca-se por seus valores arquitetônicos, culturais e comportamentais.

Esse logradouro existe com notável relevo desde a fundação de Florianópolis, época em que a ilha nem sequer se denominava Desterro.

Tudo começou por intermédio do fundador, Francisco Dias Velho, que, no ponto mais elevado local, estabeleceu sua moradia e, ao lado desta, ergueu sua então denominada "casa de reza" (hoje Catedral).

Somados a seus valores interiores, nesse ponto principal do centro urbano se vêem, além de uma bela e centenária figueira, inúmeros monumentos e hermas que reverenciam acontecimentos e vultos da história catarinense e brasileira. A Praça XV mostra, em seu derredor, construções históricas que não raro serviram para sediar governos que delas ditavam leis às gentes ilhoa e barriga-verde.

Amplos pormenores acerca dessa praça se estampam no livro "Praça XV - Onde Tudo Acontece", do escritor catarinense César do Canto Machado, membro da Academia Desterrense de Letras, obra selecionada como tema para o carnaval de 2006 pela Escola de Samba Consulado, da capital catarinense

Pontos turísticos de Florianópolis

Ponte Hercílio Luz
Largo da Alfândega
Mercado Público Municipal
Praça XV
Catedral Metropolitana
Palácio Cruz e Sousa
Mirante do Morro da Lagoa
Costa da Lagoa
Inscrições Rupestres Costão do Santinho
Ilha do Campeche

Tags: ,, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sem comentários:

Viagens