Viagens ilha paranaense - Ecológia Brasil
Ilha do Mel
Ilha paranaense que abriga belas praias boas para relaxar e surfar, além da cena ecológica, que se mostra conservada e bem tratada.
Moldado pela força dos ventos e das marés, o paraíso selvagem situado a duas horas de Curitiba faz jus ao nome e se mostra doce como o próprio mel. Além de ter 95% de sua área composta por ecossistema de Floresta Atlântica e restinga, contém peças históricas, arqueológicas e arquitetônicas que fazem dela um Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná, tombado em 1975, com o objetivo de preservar não apenas a fauna e a flora, mas também o aspecto cênico da ilha.
Ilha do Mel: um Patrimônio Ecológico da Humanidade
Sua geografia singular proporciona passeios pelas matas, praias, costões, morros, trilhas e mangues, que juntos formam a Estação Ecológica reconhecida pela UNESCO em 1982. As construções históricas, por sua vez, servem de máquina do tempo e remetem ao tempo em que a ilha era ponto estratégico de defesa do Porto Dom Pedro II no século XVIII, motivo do imponente Farol das Conchas e da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, cravada nas encostas do Morro da Baleia.
Ao total são 30 praias que se dividem entre dunas, costas e ondas, entre as quais as principais são: a mais freqüentada região de Encantadas, uma vila de pescadores que guarda a melhor infra-estrutura da ilha com pousadas, bares badalados e restaurantes, além da lendária Gruta das Encantadas; Nova Brasília, que dispõe de alguma estrutura e agitos noturnos; a isolada Praia da Fortaleza, perfeita para famílias e casais que procuram tranqüilidade; a Praia do Farol das Conchas, onde rolam algumas das melhores ondas do Brasil.
Para conservar tanta vida e beleza natural intacta, foram adotadas algumas medidas de restrição turística, como o preenchimento de um cadastro antes de entrar, e acesso limite de cinco mil pessoas por dia. As autoridades fiscalizam com rigidez atitudes degradantes ao equilíbrio ecológico, e só é permitido acampar nos locais determinados. Paralelo a isso, instituído pelo governo do estado, o Programa Baía Limpa distribui cestas básicas e salários mínimos para as famílias que fazem participam da meta de recolher todo o lixo produzido na região.
Fonte: Guia da semana
sábado, setembro 16, 2006
Viagens ilha paranaense - Ecológia Brasil
Posted by BB at 1:27 da tarde
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário