terça-feira, setembro 12, 2006

Viagens Istambul - Turquia

viagens Istambul - Turquia

Istambul - Turquia

A única metrópole do mundo que atravessa dois continentes, Istambul situa-se na Turquia européia enquanto sua modernidade se estende sob o Estreito de Bósforo, na Ásia. Sua história também se divide em dois poderosos impérios: o antigo Bizantino, conhecido por seus dez séculos de duração na então intitulada Constantinopla, antro do poderio católico no Império Romano. Sob a derrubada de turcos otomanos, a velha cidade bizantina se converteu em Império Otomano, capital da fé islâmica que absorve centenas de anos. A cidade foi definitiva para a criação de direitos humanos, filosofia, teologia, arte grega, história católica e islâmica.

Depois de tanta história e fusão de culturas, a cidade se transformou na mais fascinante Meca arquitetônica, gastronômica, artística e cultural do planeta, com seus milhares de monumentos; históricos palácios e mansões; mesquitas islâmicas que abrigam mais de 20 mil fiéis; castelos tirados de contos fantásticos; museus e galerias contemporâneas que criam um paradoxo com a tradicional estética da cidade; além dos mercados e bazares que vendem absolutamente tudo que você possa imaginar entre exóticos labirintos e ruínas. Isso sem falar nos banhos turcos, de origem medieval, que explora o relaxamento através da mudança brusca na temperatura.

Mas esta é a fachada vanguardista da cidade, na verdade, Istambul já está inserida há muito tempo no mundo globalizado e seus progressos capitalistas: são modernosos bares, restaurantes finos e luxuosas lojas - incluso as chamadas Vuittons, Guccis, Chanels & Cia. No entanto, não se assuste. Lembre-se que você está na Turquia e muitas mulheres (belíssimas, por sinal) usam véu; a cidade é sofisticada e cosmopolita, mas você pode ficar muito p. da vida com os insistentes "guias", especialmente em Sultanahmet, a parte antiga da cidade.

Em compensação, a simpatia e tolerância da maioria dos vendedores da Kapali Çarþi, o Grand Bazaar (1461), faz valer a pena. Eles soltam frases divinas que provocam risos inesquecíveis, além de fazerem negócio em qualquer idioma falado no planeta. A dica é pechinchar muito no maior mercado coberto do mundo.

Os picos mais turísticos estão na cidade antiga: a surpreendente Hagia Sophia, mesquita construída 537 d.C que ainda inspira beleza; a Mesquita Azul, uma das principais de Istambul, construída em 1609; o Topikapi Palace, palácio transformado em museu, onde é possível viajar pela história da Turquia, Europa e Ásia, além de poder ver a mão e um pedaço do crânio de João Batista, quem batizou Jesus Cristo; o Hipódromo e os bazares, mais do que todos o Kapali Çarsi, com 4 mil lojas diferentes e nenhuma etiqueta de preço entre elas.

Entretanto, ninguém deve esquecer a cidade moderna, que também define Istambul. Um bom lugar para começar é o depósito em frente à orla depois da Ponte Gálata, que se transformou no Museu Moderno de Istambul istanbulmodern.org , com exposições de artistas contemporâneos locais e internacionais.

Fonte: Guia da semana

Sem comentários:

Viagens