sexta-feira, setembro 15, 2006

Passagem - Nice

Passagem - NiceNice - França

Nice (em italiano Nizza) é cidade francesa, situada no departamento francês dos Alpes Marítimos e na região Provença-Alpes-Costa Azul. Nice conta com cerca de 933 080 habitantes. Foi anexada à França em 1860, até então era parte do Reino da Sardenha (nunca foi parte do Estado italiano, surgido um ano depois).

Alguma placas indicam, além da forma francesa Nice, a forma provençal Nissa. A origem do nome vem do grego Nikaia : vitoriosa; a versão latina é Nicæa.

Situada no fundo da baía dos Anjos, perfeitamente abrigada por um anfiteatro de colinas, Nice está situada na costa do Mar Mediterrâneo, em uma baía fechada sobre o agrupamento montanhoso Mercantour, limitado ao Oeste pelo vale do Var et ao Leste pelo Mont-Boron.

A vila é cruzada por dois pequenos rios ondeados, frequentemente secos no verão: o Paillon a leste (34km), que nasce no alto do Coaraze e recebe as torrentes de Laghet e Saint-André, e o Magnan à Oeste, muito menor, vindo das montanhas de Aspremont, que cruza o bairro de la Madeleine antes de se jogar no mar, no bairro que traz seu nome.

Diversas colinas dominam a cidade, a mais conhecida é a de Cimiez com seus vestígios antigos. Outra colina legendária é a do castelo, que separa a cidade velha do porto. As diversas colinas perturbam a extensão da cidade : estas se fazem seja para o Norte, seguindo o curso do Paillon, seja no aplainado do Oeste até Saint-Laurent-du-Var.

Nice é a segunda cidade turística francesa após Paris, fato que, combinado com as dificuldades de comunicação terrestre de longa distância (por causa dos Alpes), permitiu à cidade possuir o segundo aeroporto da França em termos de frequentação (próximo a 10 000 000 passageiros em 2005).

Nice também é famosa por sua cidade velha, pelo cours Saleya que abriga mercados e restaurantes, o hotel Victoria onde morou Matisse, os museus Chagall e Matisse, o Mamac (Museu de Arte Contemporânea), e é claro o Passeio dos Ingleses (Promenade des Anglais) que se extende do teatro de Verdure até o aeroporto por vários quilôme


Tags: ,, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sem comentários: