sábado, outubro 14, 2006

Manaus Viagem

Manaus ViagemManaus Viagem

Manaus é a capital do maior estado brasileiro, o Amazonas. Foi elevada cidade em 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro e em 1856 recebeu o nome de Manaus em homenagem à nação indígena dos Manaós, que significa Mãe dos Deuses. A cidade é um portão de entrada para a Amazônia, a maior floresta tropical do nosso planeta.

Manaus elevou-se no ano de 2004 a 8ª posição no ranking das maiores cidades brasileiras em população e a 4ª posição no ranking das cidades mais ricas do Brasil e encontra-se em um nível turístico muito grande pela sua riqueza natural que atrai milhares de turistas, naturalistas, pesquisadores e jornalistas em busca de um conhecimento aprimorado da região e de sua colonização.

Um dos maiores atrativos de Manaus é a sua localização geográfica: uma grande cidade construida em plena Floresta Amazônica. Ainda é possível ter acesso a áreas bem preservadas desse bioma a poucos quilômetros da cidade. Diferentes ambientes encontrados na Amazônia podem ser facilmente visitados. Entre eles áreas de floresta de terra firme (florestas não alagáveis), várzea (floresta alagável por água branca) e florestas de igapó (florestas alagáveis por água preta).

O crescimento da cidade, no entanto, não veio sem o aparecimento ou agravamento de alguns problemas. Manaus vem perdendo cada vez mais sua área verde e, com isso, uma importante amostra da grande biodiversidade encontrada na Amazônia. Entre as principais ameaças encontra-se a perda ou diminuição dos poucos fragmentos de floresta nativa na área urbana. Isso se torna uma questão ainda mais relevante levando em conta a existência na área de uma das espécies mais ameaçadas de primatas no Brasil, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie que vive unicamente na área urbana de Manaus.

Pontos turísticos de manaus

* Teatro Amazonas
* Encontro das águas
* Praia da Ponta Negra
* Largo de São Sebastião
* Parque do Mindú
* Zoológico do Exército - CIGS
* Reservatório do Mocó
* Porto Flutuante (Roadway)
* Bosque da Ciência do INPA
* Museu de Ciências Naturais (Colônia Agrícola Japonesa)
* Palácio Rio Negro
* Mercado Municipal Adolpho Lisboa
* Alfândega
* Biblioteca Pública Estadual
* Catedral de N. S. da Conceição - Igreja da Matriz
* Central de Artesanato Branco e Silva
* Igreja São Sebastião
* Monumento à Abertura dos Portos
* Palácio da Justiça
* Museu do Seringal "Vila Paraíso"
* Estádio Vivaldo Lima (Vivaldão)
* Memorial dos povos da Amazônia. (Bola da Suframa)
* Museu do Indio
* Praias da Lua, Tupé, grande, Arrombado e Dourada
* Cachoeira do Passarinho (Só os mais nativos sabem o caminho

Fonte : wikipedia

Tags :, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sem comentários:

Viagens