sexta-feira, outubro 13, 2006

Viagem Luanda, Angola

Viagem Luanda, Angola

Viagem Luanda, AngolaLuanda - Angola

Luanda é a maior cidade e capital de Angola, sendo também a capital da Província de Luanda. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é o principal porto e centro administrativo de Angola. Tem uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes.

As indústrias presentes na cidade de Luanda incluem a transformação de produtos agrícolas, produção de bebidas, têxteis, cimento e outros materias de construção, plásticos, metalurgia, cigarros, e sapatos.

O petróleo, extraído nas imediações de Luanda, é refinado na cidade, embora a refinaria tenha sido várias vezes danificada durante a guerra civil.

Luanda possui um excelente porto natural, sendo as principais exportações café, algodão, açúcar, diamantes, ferro e sal.

Luanda está dividida em duas partes: a "baixa" (parte velha) e a "cidade alta" (parte nova). A "baixa" fica perto do porto, tendo ruas estreitas e edifícios da época colonial. Os habitantes de Luanda são na sua grande maioria membros de grupos étnicos africanos, incluíndo Ovimbundu, Kimbundu e Bakongo. Existe uma pequena minoria de origem europeia. A língua oficial e mais falada é o Português, sendo também faladas várias línguas do grupo Bantu.

A cidade é sede de um arcebispado da Igreja Católica. Pontos importantes da cidade incluem a Universidade de Angola e o Palácio do Governador.

História de Luanda

Luanda foi fundada em 1575 pelo explorador português Paulo Dias de Novais, com o nome de São Paulo de Luanda. Em 1618 foi construída a Fortaleza de São Pedro da Barra, tendo mais tarde, em 1634, sido construída a Fortaleza de São Miguel.

A cidade de Luanda é o centro administrativo de Angola desde 1627 (excepto no período 1641 –1648) quando ficou sob o domínio dos holandeses, sendo recuperada sob o comando de Salvador Correia de Sá, que lhe atribuiu o nome de S. Paulo da Assunção de Luanda.

De c.1550 a c.1850, Luanda foi um importante centro do tráfego de escravos para o Brasil. Em 1889, o governador Brito Capelo inaugurou um aqueduto que forneceu a cidade de água, anteriormente escassa, abrindo caminho para o grande crescimento de Luanda. Em 1872 Luanda foi apelidada de a "Paris de África".

Após a independência de Angola em 1975, grande parte da significativa população portuguesa da cidade de Luanda foi obrigada a fugir, sendo substituída por grande número de cubanos, muitos deles militares.

Tags :, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sem comentários:

Viagens