segunda-feira, outubro 09, 2006

Oslo

Osloviagem Oslo

Oslo (antiga Christiania e Kristiania) é a capital e a maior cidade da Noruega. Localiza-se no sudeste do país. Tem cerca de 630 mil habitantes (2006). Foi fundada em 1050 e é a capital do país desde 1299.

Oslo, detém estatuto de comuna e condado simultaneamente. Designou-se Cristiânia entre 1624 e 1924, em honra do rei Cristiano IV da Dinamarca. É a cidade onde é entregue o Prémio Nobel da Paz. De acordo com o The Economist, é a segunda cidade mais cara do mundo, depois de Tóquio

Oslo, a capital da Noruega até 1925 conhecida pelo nome de Kristiania, situa-se em um local privilegiado, à beira de uma imensa baía, dentro do fiorde de Oslo, o Oslofjorden, numa região cercada de florestas, lagos e ilhas.

Para além da beleza natural e dos passeios de barco pelos fiordes, a cidade oferece variadas atrações culturais, que incluem mais de 50 museus e inúmeras galerias de arte.

Oslo é voltada para o mar, luminosa, moderna, fresca e bela. Como outras cidades litorâneas, concentra na orla, ao longo da baía, alguns de seus bairros mais elegantes e seus principais pontos turísticos. Museus, fortes, restaurantes, cafés e gaivotas ocupam as avenidas e dividem a vista para o mar com transatlânticos, cargueiros, iates e todo tipo de embarcação, que se espalham pela costa, desde o imenso porto -marca registrada da capital.

Aqueles que chegam a Oslo de navio desembarcam no terminal de cruzeiros situado aos pés de Akershus, uma fortaleza de mais de 700 anos, a poucos passos da movimentada praça Aker Brygge, com muitos restaurantes e cafés e ponto de partida para conhecer toda a cidade. Em Aker Brygge pode-se tomar um 'ferryboat', que, em dez minutos, leva ao refinado Bygdoy, bairro onde estão os grandes museus da capital voltados à navegação que é um orgulho nacional.

Na região central, nas proximidades da avenida Karl Johan, estão situados os principais monumentos e prédios históricos do país, como o Palácio Real; o Museu Histórico; a Galeria Nacional de Arte; a Universidade de Oslo; o Teatro Nacional; o Museu Ibsen, dedicado à vida e à obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906); e o Radhuset, edifício onde funciona a sede da prefeitura da cidade.

Todos esses locais ficam muito próximos uns dos outros e podem ser visitados com facilidade, caminhando. Isso torna a Karl Johan, projetada por H. Linstow (o arquiteto que planejou o Palácio Real), uma espécie de Champs Elysées de Oslo: uma bela avenida cercada de prédios históricos por todos os lados.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sem comentários:

Viagens